Em busca do Buda Real

British Library’s “Buddhism” exhibition explores Buddhist printing centuries before Gutenberg
November 28, 2019
O CEO do Twitter Jack Dorsey fez vipassana silenciosa por 10 dias: É quase impossível seguir sua agenda na vida cotidiana
November 29, 2019

Em busca do Buda Real

POR PETER HARVEY| 22 DE ABRIL DE 2019

O estudioso budista Peter Harvey explora os fatos, mitos e verdades mais profundas da história de vida de Buda.

Seja qual for a tradição budista que seguimos, provavelmente todos estamos familiarizados com alguma versão da história do Buda, com sua vida e qualidades. Mas o que os budistas contemporâneos devem fazer desta figura, geralmente conhecido como Buda de Gotama por Teravadins e Buda Sakyamuni por mahayanistas, que viveram no século V a.C. (talvez 484-404)? Quão perto podemos chegar de saber como ele era baseado na análise crítica dos primeiros textos? Esta é uma questão relacionada com a prática budista, pois não só é dito que ter uma visão sobre o Dhamma é ter uma visão sobre o Buda, mas também que ter uma visão sobre o Buda é ter uma visão sobre o Dhamma (SN.III.120).

Para um praticante budista moderno, a história desenvolvida e a figura do Buda é um pouco como uma peça venerada de mobiliário antigo, com uma pátina fina sobre ela de séculos de manipulação por gerações anteriores. Nós também estamos adicionando nossas próprias impressões digitais a ele. Mas tentar cavar de volta para os “fatos nuos” da vida de Buda pode ser como tirar a pátina de uma antiguidade fina - algo que muitas pessoas teriam cuidado de fazer, uma vez que pode ser desrespeitoso com o original. No entanto, talvez seja necessário, pois o Buda “antigo” precisa ser restaurado, e fazê-lo pode revelar as várias decorações que foram adicionadas ao longo dos séculos.

Ainda assim, temos de ter cuidado de sermos restringidos por uma visão demasiado estreita do que é possível; as nossas perspectivas e ideias modernas podem levar-nos a uma forma bastante fina e superficial de ver o mundo. Podemos ser tentados a dizer de algum elemento da história de vida de Buda, Ah, que não pode ser verdade, então deve ser uma adição posterior que podemos ignorar. E também precisamos lembrar que os mitos são histórias significativas que podem transmitir a verdade ou uma direção que vale a pena explorar.

Histórias de Vida do Buda

As primeiras histórias registradas do Buda são preservadas principalmente em textos pali da tradição Theravada, que expressam e compartilham idéias comuns a várias escolas iniciais antes do desenvolvimento do Mahayana, que por sua vez desenvolveu novas reinterpretações e extensões. Alguns materiais sobre a vida do Buda existem na Vinaia, ou textos sobre disciplina monástica, mas mais são encontrados nos suttas, os discursos do Buda. Em suas versões Pali, estas são agrupadas em cinco nikayas, ou coleções: Digha Nikaya (DN), Majjhima Nikaya (MN), Samyutta Nikaya (SN), Anguttara Nikaya (AN) e Khuddaka Nikaya (KN).

Os suttas e Vinaya foram originalmente transmitidos por cânticos comunais, então escritos pela primeira vez em torno de 20 a.C., no Sri Lanka. Como em outras coleções textuais primitivas, como os Agamas chineses, as suttas dos Nikayas Pali começam: “Assim ouvi, uma vez que o Abençoado estava hospedado em... e...”, que pretendem ser as palavras de Ananda, fiel atendente de Buda por muitos anos, e falado no conselho de quinhentos monges iluminados (arahants) se reuniram após a morte de Buda para coletar seus ensinamentos.

A história do Buda histórico é contada em vários estágios através de diversas fontes. Nos suttas e Vinaya, por exemplo, há material disperso em certos períodos de sua vida, notadamente sua concepção e nascimento (Acchariya-abbhuta Sutta, MN.123); alguns aspectos de sua vida pré-renúncia (por exemplo, Sukhumala Sutta, em AN.I.145); sua renúncia (Ariya-pariyesana Sutta, MN.26); sua espiritual , em que ele foi ensinado dois estados místicos “sem forma” (MN.26 e Maha-Saccaka Sutta, MN.36) e, em seguida, praticou ascetismo severo (MN.36); tentação de Mara (Padhana Sutta do Sutta-Nipata, versículos 425-49); ele usando os quatro jhanas como base para lembrar muitas vidas passadas, vendo como os seres renascer de acordo com seu carma, e alcançar a iluminação (MN.36); considerando se ensinar e depois ensinar (MN.26; Dhamma-cakka-ppavatana Sutta, SN.V.420—25; Vin. I.4-12); e ganhando seus primeiros discípulos e enviando-os para espalhar o Dhamma (Vin. I.12-21). Eventos em seus quarenta e cinco anos de ensinamentos são difíceis de sequenciar, mas os últimos três meses de sua vida são tratados no Maha-Parinibbana Sutta (DN.16, DN. II.72—168).

INSCREVA-SE PARA BOLETINS DO RUGIDO DO LEÃO

Obtenha ainda mais sabedoria budista entregue diretamente na sua caixa de entrada! Inscreva-se para receber boletins informativos por e-mail gratuitos do Lion's Roar.

As histórias de Jataka, seus versos gravados no cânone Pali, foram explicadas em comentários posteriores. Eles incluem muitos contos de pessoas inspiradoras, deuses e animais retratados como renascimentos passados de Buda antes de sua iluminação. Algumas das histórias se originam em coleções não-budistas, mas mais tarde foram “Budiizadas”. Todos eles vieram a ser vistos como ilustrando como um bodhisattva o Buda desenvolveu várias perfeições. O Buddhavamsa do cânone Pali descreve os Budas de eras passadas e eras por quem ele conheceu e foi inspirado.

Enquanto os fatos da fragilidade humana e da mortalidade são conhecidos por todos nós, uma clara compreensão e aceitação deles muitas vezes vem como uma visão inovadora e perturbadora.

Séculos após a morte de Buda, um interesse mais devocional em sua vida se desenvolveu. Várias biografias/hagiografias foram escritas que se basearam em relatos dispersos nas coleções sutta e Vinaya existentes e em tradições orais flutuantes. Estes incluem o Mahavastu (“Grande História”, um texto da escola Lokottaravada do budismo primitivo), o Sutra Lalitavistara (“A peça completa”, um sutra Mahayana), o Buddhacarita (“Atos do Buda”, um poema épico de Ashvaghosha, e o Nidanakatha (a introdução ao comentário de Jataka). Estes, com certas variações, nos dão a história do Buda como temos agora — material dos textos anteriores ligados a uma narrativa contínua, com muitas características embelezadoras adicionadas na glorificação do Buda.

Textos posteriores falam do Buda nascido como um príncipe, o filho de um rei. Na verdade, ele viveu e ensinou em uma sociedade em que repúblicas tribais de pequena escala estavam dando lugar a reinos maiores. Ele nasceu na pequena república do povo Sakka (Skt., Sakya), em que a regra era provavelmente por um conselho de chefes domésticos, talvez qualificado por idade ou posição social. Como ele mais tarde vagou pelos reinos em desenvolvimento, ensinou alguns de seus reis, e falou de si mesmo como vindo da classe guerreiro governante, tornou-se natural que os textos posteriores se referissem a ele como vindo de um fundo real.

As biografias posteriores descrevem a renúncia de Buda como sendo motivada por ver, pela primeira vez, uma pessoa idosa, uma pessoa doente e um cadáver, levando à agitação sobre o envelhecimento, a doença e a morte que todos nós somos herdeiros. No entanto, os primeiros textos falam de sua renúncia apenas como resultado de uma reflexão gradual (AN.I.145—46, MN.I.163). Uma história de ver uma pessoa idosa, uma pessoa doente, um cadáver e um renunciante calmo e inspirador está lá nos textos, mas aplicada a um Buda passado, Vipassi (DN.II.22—9). Dado que a vida de todos os Budas é dito seguir um padrão recorrente, podemos ver por que esta história foi aplicada ao Buda da nossa época. Em qualquer caso, a história expressa um ensino fundamental de uma forma muito memorável. Enquanto os fatos da fragilidade humana e da mortalidade são conhecidos por todos nós, uma clara compreensão e aceitação deles muitas vezes vem como uma visão inovadora e perturbadora.

Há também pequenas variações entre as biografias desenvolvidas. A Theravada Nidanakatha diz que a renúncia de Gotama foi logo após o nascimento de seu filho, Rahula (Ndk.61-3), enquanto a tradição Sarvastivada tem Rahula sendo concebida na noite da renúncia, garantindo assim que a linhagem familiar de Gotama seja continuada.

Era o Buda Onisciente

Uma qualidade que é regularmente aplicada ao Buda em textos posteriores é a onisciência (sabbañññuta). Em que medida esta afirmação se encontra nos textos iniciais? No Kannakatthala Sutta, o Buda aceita que a onisciência é possível, mas afirma: “Não há renunciante ou brâmane que conheça tudo, que vê tudo, simultaneamente; isso não é possível” (MN.II.126—27). Pelo contrário, o que ele afirma é o “triplo conhecimento” (te-vijja). Isto é, como experimentado na noite de sua iluminação, ele poderia, “na medida em que eu quisesse”, lembrar de suas vidas passadas, ver os seres renascer de acordo com seu carma e conhecer diretamente seu estado de libertação (MN.I.482).

Os suttas atribuem a alegação de onisciência contínua a Mahavira, o líder jain, embora também digam que ele prevaricou quando realmente fez uma pergunta para prová-lo (MN.II.31). Ananda brincou que alguns professores que fizeram essa afirmação ainda tinham que perguntar os nomes das pessoas, não conseguiram comer esmolas, e foram mordidos por cães — então eles tiveram que se cobrir dizendo que sabiam que esses eventos estavam destinados e por isso não os evitaram (MN.I.519).

No Anguttara Nikaya, o Buda diz sobre a amplitude de seu conhecimento:

Monges, no mundo com seus deuses, maras, brâmanes, nesta geração com seus renunciantes e brâmanes, deuses e humanos, o que quer que seja visto, ouvido, sentido e reconhecido, alcançado, procurado, ponderado pela mente — tudo o que eu sei.... Compreendo plenamente. (UM.II.25)

Ecoando tais passagens, a Milindapañha, um texto pós-canônico Theravada (desenvolvido a partir do primeiro século a.C.), afirma:

... o Abençoado era onisciente, mas o conhecimento e a visão não estavam constantemente e continuamente presentes ao Abençoado. O conhecimento onisciente do Abençoado dependia do anúncio [de sua mente]; quando ele o anunciava, ele sabia o que lhe apetecesse [saber]. (Miln.102)

Assim, a tradição Theravada sustenta que todas as coisas conhecidas poderiam ser conhecidas pelo Buda. Mas o triplo conhecimento, como o exemplo chave do conhecimento de Buda, diz pouco sobre o futuro, além de como seres particulares renascerão. Sobre a questão de saber se o grande conhecimento de Buda se estende para o futuro, ele afirma que sim (DN.III.134), mas o exemplo dado é que ele sabe que não terá mais renascimentos. Em outros contextos, no entanto, Buda afirma saber coisas em um futuro distante, como a vinda do próximo Buda Metteyya (Skt., Maitreya; DN.III.76).

O Buda Comete Erros

A idéia de que Gotama possuía onisciência só se aplica quando ele se tornou um Buda. Daí que seus seis anos desperdiçados de ascetismo severo poderiam ser vistos como um erro, como parte de uma busca humana para encontrar o caminho certo para despertar, embora a tradição posterior tenha tendido a ver até mesmo ações como pré-planejadas, feitas para fazer algum ponto de ensino.

Mas os primeiros textos mostram que Gotama cometeu erros mesmo depois de sua iluminação. Um impressionante é quando, tendo ensinado monges a contemplar os aspectos desagradáveis das entranhas do corpo, ele sai para contemplar por conta própria. Após seu retorno, ele descobre que muitos dos monges (erroneamente) desenvolveram desgosto em seu corpo de fazer essa contemplação e se mataram ou fizeram com que outros os matassem. E assim o Buda faz uma nova regra monástica, que ajudar um suicídio tem a mesma pena para um monge que assassinato: expulsão da sangha. Ele também faz com que os monges mudem sua contemplação para a atenção plena da respiração (vin.III.68—71, SN.V.320—22). É intrigante que os primeiros textos tenham preservado um registro de um erro tão desastroso, que poderia facilmente ter sido editado.

Há também exemplos bem conhecidos de Buda hesitar: por exemplo, quando ele debateu se valia a pena ensinar o Dhamma, como ele inicialmente pensou que ninguém o entenderia (MN.I.168), e sobre a questão de ordenar ou não as mulheres (vin.II.253—55, AN.IV.274—80).

Um Ser Ordinário e Extraordinário

Vemos as fragilidades humanas e os limites físicos de Buda em várias ocasiões. Depois que ele estava ensinando um grupo de leigos “até longe da noite”, ele pede a Sariputta para ensinar os monges, dizendo: “Minhas costas doem, eu quero esticar”; ele então se aposenta para dormir (DN.III.209).

Alguns aspectos muito humanos do Buda de oitenta anos são descritos no Maha-Parinibbana Sutta. Encontramos ele expressando “cansaço” na perspectiva de ser questionado sobre o destino de renascimento de cada pessoa que morreu em um local particular (DN.II.93). Outra vez ele diz: “Eu sou velho, desgastado... Assim como um carrinho velho é feito para ir por ser mantido junto com tiras, assim o corpo de Tathagata é mantido em movimento por ser amarrado. É somente quando o Tathagata... entra na concentração sem sinal que seu corpo conhece conforto” (DN.II.100). Em sua doença final, ele está extremamente sedento e insiste que não haja atraso em receber água para beber (DN.II.128—29).

No entanto, em outros lugares do mesmo texto, o fluxo de onde ele pede água é encontrado para ser claro, mesmo que ele tenha sido recentemente agitado por muitos carrinhos de passagem. Ele atravessa o Ganges por seu poder psíquico (DN.II.89). Ele diz que, se ele tivesse sido perguntado, ele teria o poder de viver “para um kappa, ou o restante de um” (DN.II.103), com kappa (Skt., kalpa) geralmente significando aeon, mas aqui possivelmente significando o máximo de vida humana naquela época, cerca de cem anos.

Acontecimentos chave na vida de Buda têm contribuído para terremotos, incluindo sua concepção, nascimento, iluminação, primeiro sermão, deixar ir durante sua doença final, e passar para o nirvana final na morte (DN.II.108—09). Sua pele, muito clara e brilhante, é dito ter feito as vestes de cor dourada parecer maçante em comparação na noite de sua iluminação e nirvana final (DN.II.133—34). Quando ele se deita entre duas árvores salinas, onde morrerá, elas explodiram em flor não sazonal em homenagem a ele, e a música divina é ouvida no céu (DN.II.137—38). Aspectos extraordinários do Buda são até ditos ter existido no seu nascimento, no qual se diz que ele andou e falou (MN.III.123).

O Buda era uma pessoa histórica que comia, dormia, suou e se cansou. No entanto, ele também era uma pessoa extraordinária que desenvolveu qualidades inspiradoras que todos somos capazes de desenvolver.

Claramente havia uma intenção de mostrar dois lados da natureza do Buda. Ele era um ser iluminado que tinha experimentado o transcendente e tinha desenvolvido poderes sobrenaturais através de práticas espirituais ao longo de muitas vidas, mas também compartilhou muitas fragilidades humanas com aqueles que ensinou.

A faceta sobrenatural do Buda também é vista no Lakkhana Sutta (DN.30), que descreve seu corpo como tendo as “trinta e duas marcas de um grande homem” (DN.III.142—79). Seja interpretado como características físicas simples ou como marcas visíveis apenas para os espiritualmente sensíveis, estes mostraram que Gotama estava destinado pelo poder de suas perfeições a ser um Buda ou um monarca universal compassivo (Cakkavattin). Cada marca é dito ter sido devido a uma excelência particular desenvolvida durante vidas passadas e ter indicado uma qualidade particular na vida presente de um Buda ou Monarca Universal. Por exemplo, “Nas solas de seus pés e nas palmas de suas mãos surgiram rodas — com mil raios, com aro e cubo, adornados em todos os sentidos e bem definidos dentro” (no passado, ele protegeu e ajudou os outros; na vida presente, ele tem uma grande comitiva de seguidores); “Sua pele é delicada e tão suave que nenhuma poeira pode ficar com ela” (no passado, ele estava ansioso para perguntar aos sábios sobre ações saudáveis e insalubres; na vida presente, ele tem grande sabedoria); e “seus olhos são azuis profundos, e ele tem cílios (longos) como de uma vaca” (no passado, ele olhou para os outros de forma direta, aberta, direta e gentilmente maneira, não furtivamente; na vida presente, ele é popular e amado por todos os tipos de pessoas).

Aqui vemos que o Buda possuía características comuns e extraordinárias que eram uma cristalização do tipo de boas ações que qualquer um pode vir a se destacar. É um exercício de mindfulness interessante ficar de pé e contemplar as trinta e duas marcas como se estivessem no próprio corpo. Às vezes eles parecem ganhar vida na prática.

Não surpreendentemente, surgiu a questão de saber se o Buda ainda era humano. Uma vez, quando alguém viu em suas pegadas um sinal de uma das “marcas de um grande homem” e perguntou ao Buda se ele poderia ser um deva (deus), um gandhabba (um músico celestial que come fragrâncias), um yakkha (um espírito da natureza), ou mesmo um humano, a todas essas perguntas, Buda respondeu: “Não” (AN.II.37—39). Em resposta ao seu questionador intrigado, ele explicou que tinha destruído os asavas, inclinações intoxicantes profundamente enraizadas que de outra forma o teriam mantido limitado como um desses tipos de seres. Ele não era, portanto, nenhum deles, mas precisamente um Buda, um Despertado. Neste, ele disse que era como um lótus, que, embora cresça a partir de água lamacenta, chega a ficar acima dele, sem sujeira. Ele tinha desenvolvido a partir da “lama” de limitações e profanações de seres comuns, mas tinha levantado acima de todo o apego. Em outros lugares, ele disse que uma pessoa iluminada estava além do apego aos feixes de processos que compõem uma pessoa normal: forma material, sentimento, rotulagem perceptiva, construção de atividades e consciência condicionada. Tendo abandonado o apego a estes, tal libertado era verdadeiramente “profundo, imensurável, difícil de compreender como é o grande oceano” (MN.I.487-88).

A Voz do Dhamma

Em última análise, as características mais extraordinárias do Buda são a sua sabedoria aplicada e compaixão no ensino de uma grande variedade de seres. Uma verdadeira voz humana vem através das suttas, a de uma pessoa de conhecimento profundo, incisivo e sutil que responde às questões e situações de brâmanes, renunciantes não-budistas, reis, uma grande variedade de homens e mulheres comuns, e até mesmo deuses. Diz-se que o que o Buda ensinou, em comparação com o que ele sabia, era como um punhado de folhas em comparação com todas as folhas de uma floresta (SN.V.437—38). Pelo que sabia ser verdade, disse que ensinou o que era espiritualmente útil e apropriado para o momento, quer a pessoa a quem ensinou achasse o ensinamento agradável ou doloroso de ouvir (MN.I.395).

O aspecto mais importante do Buda foi o Dhamma que ele ensinou e encarnou, a fim de ajudar os outros a vê-lo e a entender. Tanto a glorificação contida do Buda nos textos iniciais quanto as glorificações mais embelezadas e ampliadas nas hagiografias desenvolvidas foram destinadas a ajudar uma pessoa a se abrir aos aspectos magicamente transformadores do Dhamma (e são apenas de valor se o fizerem); inversamente, ver o Dhamma é ver o Buda. De fato, uma das qualidades de um transmissor de fluxo, alguém que teve um primeiro “ver” transformador do nirvana com o “olho de Dhamma”, é ter essa fé inabalável no Buda:

Assim, ele é o Abençoado: porque ele é um Arahant, perfeito e completamente Despertado, realizado em verdadeiro conhecimento e conduta, afortunado, conhecedor de mundos, líder insuperável de pessoas a serem domadas, mestre de deuses e humanos, Buda, Abençoado. (SN.V.344)

Refletindo sobre o Buda desta maneira é o caminho do nobre discípulo:

Quando um nobre discípulo se lembra assim, nessa ocasião sua mente não é obcecada pelo apego, ódio ou ilusão; sua mente é reta, com o Tathagata como objeto. Um discípulo nobre cuja mente é reta ganha inspiração do significado, inspiração do Dhamma, ganha alegria ligada ao Dhamma. Quando se alegra, surge a alegria; para quem se ergueu pela alegria, o corpo se torna tranquilo; um tranquilo de corpo se sente feliz; para aquele que está feliz, a mente se concentra. Isso é chamado de um discípulo nobre que habita uniformemente em meio a uma geração desigual, que habita inabalável em meio a uma geração aflita, que entrou no fluxo do Dhamma e cultiva a lembrança do Buda. (UM.III.285)

O Buda era uma pessoa histórica que comia, dormia, suou e se cansou. No entanto, ele também era uma pessoa extraordinária que desenvolveu qualidades inspiradoras que todos somos capazes de desenvolver. Se você encontrar alguns dos detalhes da hagiografia desenvolvida do Buda um fardo desagradável, olhe para ele como um grande professor humano do caminho além da limitação humana.

%d bloggers like this:
The Buddhist News

FREE
VIEW