De tatuagens a assentos sanitários, imagens de Buda 'mal usadas' fazem um pouco de sangue ferver

Violência contra Buda — Uma História da Blasfêmia
December 2, 2019
O jugo dourado e a tartaruga cega
December 5, 2019

De tatuagens a assentos sanitários, imagens de Buda 'mal usadas' fazem um pouco de sangue ferver

Cocos Banguecoque

Por Laurel Tuohy 27 de abr de 2018

Alguns anos atrás, eu subloquei um apartamento de uma americana em Bangkok que adornava sua casa com kitsch típico asiático: bancos de pés de elefante, telas dobráveis, xícaras de laca e guarda-chuvas de papel preencheram todos os cantos. Ela também tinha um Buda de plástico azul em cima do dispensador de papel higiênico no banheiro. Meu namorado apelidou de “poo-da”.

Se a polícia viesse para usar as instalações dela, ela poderia ter ido para a cadeia.

Quebrar a Seção 206 da lei tailandesa, que abrange insultar ou difamar uma religião, pode ser punível com até sete anos de prisão, uma multa de THB14.000 (US$443), ou ambos.

Também é incrivelmente ofensivo para muitos tailandeses, incluindo os voluntários que dirigem Knowing Buddha, a organização responsável pelos outdoors frequentemente fotografados perto do aeroporto denunciando decoração e tatuagens de Buda.

Um dos outdoors que aparece perto do Aeroporto Suvarnabhumi de Banguecoque.

A imagem sagrada do Buda é adorada por seguidores de todo o mundo, mas também é rotineiramente co-optado como uma decoração “legal”, tatuagem ou tema de bar por não-seguidores. Para eles, representa paz, deixar ir, memórias de viajar pela Ásia — ou absolutamente nada.

No final de 2017, dois americanos fizeram notícias internacionais (e quase foram acusados de difamar uma religião) depois que eles baixaram as calças e tiraram fotos de seus traseiros no templo budista Wat Arun. Eles foram deportados depois de pagar uma multa dura.

Os traseiros da infâmia Wat Arun.

No início do ano, um resort em Koh Samui teve que remover uma cabeça de Buda da praia quando os moradores estavam enfurecidos por estrangeiros bebendo e vestindo roupas de banho pouco cheias perto do ícone. Em Chiang Mai, entretanto, um casal foi forçado a remover uma série de cabeças decorativas de Buda de volta de sua propriedade quando sua escolha de decoração chocou os vizinhos.

Fotos do resort Koh Samui que mais tarde removeu esta cabeça de Buda.

Buda no corpo

No ano passado, uma inglesa visitando o Sri Lanka foi brevemente presa por causa da grande tatuagem de Buda em seu braço.

Ela dificilmente representa um caso isolado.

Na Tailândia, viajantes com calças de elefante e regatas de cerveja Chang costumam usar tatuagens de Buda para terminar seus conjuntos. Nos mercados, você pode obter uma tatuagem falsa de Buda ou simplesmente comprar a imagem da divindade em tudo, desde canecas de café a chaveiros.

Os vendedores não querem ser questionados sobre sua mercadoria, afastando perguntas com várias versões de: “Eu só preciso ganhar dinheiro vendendo produtos.”

Tatuagens temporárias disponíveis no Chatuchak Weekend Market.

A americana Marie Martin, que vivia em Bangkok, fez sua tatuagem de Buda como uma forma de comemorar seu tempo na Tailândia.

“Eu fiz a tatuagem quando eu morava em Bangkok pelo garoto tailandês mais bonito perto de Khao San”, ela disse Coconuts Bangkok em uma entrevista recente sobre sua arte corporal. “Eu o encontrei procurando on-line por diferentes artistas e seu trabalho foi muito original e diferente.”

Tatuagem de Marie Martin

Quando ela fez a tatuagem há cerca de cinco anos — uma imagem que ela diz traz sua “paz e calma” — Martin diz que não tinha visto os sinais ou campanhas sobre tatuagens de Buda serem negativas. Ela os viu desde então, mas questiona se é tão ofensivo quanto parece.

“Eu tenho vários amigos tailandeses, então pedi sua opinião e eles não ficaram ofendidos e não viram nada de errado com isso”, disse ela. “Mas quem sabe, talvez estivessem apenas a ser simpáticos.”

Pattadon Sangduen, diretor assistente do Knowing Buddha, discorda do tipo de raciocínio oferecido por Martin.

Pattadon Sangduen

“A admiração de Buda trouxe você para fazer uma tatuagem, mas você acaba trazendo-lhe muitos lugares que ele não deveria ir. Pelos ensinamentos de Buda, o corpo é sujo e impuro. Você não mistura pureza com sujeira”, explicou. “Você se envolve em atividade sexual, vai ao banheiro, bebe, festa, luta, jura, e você tem Buda com você sempre. O corpo é impermanente, mas Buda é iluminação permanente, quando você tatuá-lo, sua imagem vai apodrecer no chão com você.”

Conhecer Buddha é uma organização de seis anos que possui 20.000 membros em 25 países e é completamente financiada por doações de indivíduos. As doações pagam por esses outdoors perto do aeroporto — assim como em Phuket, Chiang Mai e centro de Bangkok — e, como Pattadon me assegurou, “eles não são baratos”.

Outro dos outdoors.

Em uma tarde recente em sua escola de meditação Ekkamai, Pattadon disse que o fundador da organização, Achravadee Wongsakon, nem sempre estava inclinado a defender imagens de Buda. Sua epifania sobre o assunto veio há alguns anos em Paris quando ela passou por uma boate chamada Buddha Bar.

Ela percebeu que é errado usar Buda para chamar a atenção. Na sua opinião, foi contra tudo o que Buda ensinou, para usar sua imagem para promover beber e festejar.

“Ensinamos a maneira correta de tratar a imagem de Buda. Ele não é uma pessoa legal ou muito fria, mas sua imagem e o que ela representa nos lembra de seu sacrifício e compaixão, como um rei ou uma bandeira nacional”, disse Pattadon.

Um vídeo feito por Knowing Buddha para compartilhar seu ponto de vista:

Sua organização luta contra a venda de produtos como roupas de banho, chinelos, tapetes, garrafas de cerveja e assentos sanitários que apresentam a imagem de Buda. Outros produtos com os quais eles têm problemas são as partes desconectadas de Buda que você vê em muitos spas e casas: mãos de Buda, cabeça, pés e muito mais.

Fotos: Cortesia de Saber Buda exceto Zuskaart/Etsy (extrema direita) e original (centro inferior).

“Quando você está sobrecarregado por algo, como os budistas são por Buda, você não cortaria essa imagem em pedaços. A mesma coisa se aplica”, disse Pattadon. “Uma cabeça ou mãos cortadas estão sempre erradas, é como cortar a bandeira nacional em pedaços ou cortar uma foto de um ente querido falecido.”

Se o seu propósito na compra de um item de Buda é apenas para decorar ou fazer sua casa se sentir mais aconchegante, isso é errado, de acordo com a organização.

É especialmente ofensivo colocar esses itens no chão ou perto, explica Pattadon, dizendo que eles devem sempre ser colocados ao mais alto nível em uma casa, como geralmente é o caso dos altares budistas em casas e empresas.

Embora alguns argumentem que um dos principais princípios do budismo em não-apego e que a preocupação da organização com a imagem de Buda poderia ser vista como apenas isso, Pattadon tem uma rápida anedota e resposta.

“Um embaixador holandês perguntou uma vez ao nosso fundador: 'Há muitos problemas vitais no mundo: pobreza, fome, violência. Por que você não escolhe consertar ou corrigir isso? ' Ela respondeu: “Todo problema no mundo começa com a mente errada, se você pode corrigir isso, o problema no núcleo, você pode resolver todos os problemas.” É por isso que defendemos isto. Nosso objetivo não é apenas proteger o budismo, mas trazer de volta a moralidade da humanidade.”

Simbólico ou sagrado?

Se você acredita ou não no argumento de Pattadon resume-se a uma simples pergunta: Será que a própria imagem de Buda possui valor espiritual intrínseco?

Kritthee Visitkitjakarn diz que não. Ele é um tailandês com - espere por isso - uma tatuagem de Jesus no lado de seu estômago, Kritthee diz que seu status outlier como um cristão devoto lhe dá uma visão única sobre a sociedade tailandesa.

Tatuagem de Kritthee Visitkitjakarn

Ele explicou que os típicos tailandeses vê todas as tatuagens — incluindo ícones religiosos — como tabu ou relacionadas com criminosos. Ele também observou que seu respeito por Buda os torna especialmente propensos a olhar para baixo em qualquer um com tinta de Buda.

“Não importa o quão bonita seja a tatuagem. Você tem que ter em mente que a Tailândia ainda é um país do terceiro mundo, e essa visão provincial é certamente uma das principais razões”, disse ele.

“Eu acredito que os tailandeses que evitam aqueles que têm tatuagens de Buda têm uma tendência a julgar muito rapidamente, sem tentar entender as verdadeiras intenções daqueles que têm a tatuagem.”

Quando perguntado sobre trazer sua própria divindade favorita para o banheiro ou bar em seu corpo, ele diz que não há problema com ele. Ele disse: “Jesus desceu a este mundo — um mundo sujo de acordo com os padrões de Deus — e andava com desajustados, prostitutas, cobradores de impostos e criminosos. Para mim, é sobre o contexto da fé. A imagem em si não significa nada, mas age como um memorabilium que me aproxima Dele.”

Phra Maha Chanchai, um monge sênior no templo Wat Pathum Wanaram central de Bangkok, concordou com Kritthee em pelo menos um ponto: que as imagens das divindades não significam nada.

Este monge moderno tinha pensamentos sobre o uso de imagens de Buda que eram mais lógicas do que emocionais.

Phra Maha Chanchai

Quando mostrei imagens de chinelos de Buda, tapetes, decoração de bar e tatuagens, ele disse que não se importa.

“É apenas um símbolo. Do meu ponto de vista, o verdadeiro Buda não está lá, o verdadeiro Buda está dentro de você. Quando você acordá-lo, você entende tudo claramente, e então você vê que Buda é apenas um símbolo.”

Dito isto, ele entende por que algumas pessoas se levantam em armas sobre o uso da imagem.

“Para iniciantes, eles sentem que a imagem é o Buda, mas para pessoas avançadas ou para aqueles com compreensão, eles não se importam, eles não se importam.

“Buda não está em uma estátua ou qualquer outra coisa lá fora, está na minha mente. Tudo o que acontece fora da minha cabeça, não afeta o que acontece dentro.”

Discover more from The Buddhists News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

The Buddhist News

FREE
VIEW