A história de Sivali Thera

De lições de história
March 11, 2020
Feeling Overwhelmed? “RAIN” is an ancient Buddhist way to cope with hardship
March 14, 2020

A história de Sivali Thera

O nascimento de um Sivali

Na época de Gautama Buda, reinou um rei e rainha justos chamados Koliya e Suppavasa. Depois de algum tempo, a rainha Suppavasa engravidou. E o feto trouxe grande fortuna ao reino. Não só a rainha recebeu muitos presentes de amigos e parentes, mas todo o reino tornou-se próspero. Culturas cresceram em abundância, e todos estavam bem alimentados e saudáveis.

A rainha cresceu pesado com a criança, mas quando o tempo natural para o nascimento chegou (10 meses lunares), ela não conseguiu fazer o parto. Ela ficou inquieta com o passar do tempo sem sinal do nascimento. Ela pediu ao rei para convidar o Buda e sua Sangha para uma refeição. Depois da refeição o Buda disse:

“Que Suppavasa, filha do Clã Koliya, seja feliz, saudável e dê à luz um filho saudável.”

Depois que o Buda partiu, a rainha deu à luz um filho bonito e saudável. Como sinal de respeito pelo Buda, que aliviou o fardo pesado da rainha com suas bênçãos, ele e sua comitiva foram convidados a receber esmolas no palácio por sete dias.

O príncipe foi nomeado Sivali, uma vez que desde o momento de sua concepção, as dificuldades do povo foram aliviadas em virtude das colheitas ricas e abundantes.

Vida anterior de Sivali

Um dia, quando Sariputra estava em sua esmola rodada, ele visitou o príncipe e o informou do sofrimento que ele e sua mãe sofreram por causa do atraso na gravidez.

Sariputra passou a explicar ao príncipe o carma insalubre que sua mãe e ele haviam realizado e os efeitos resultantes de suas ações:

Em um nascimento anterior Sivali tinha nascido como o rei de Benares (Varanasi) e tinha travado guerra contra um reino vizinho em colaboração com sua consorte, sua atual mãe. Ele cercou o reino e disse aos cidadãos para se renderem ou lutarem. Quando se recusaram a render-se, juntos decidiram cercar a cidade e manter os cidadãos reféns.

Os cidadãos, que não queriam revidar nem viver sob o governo de tal rei, recusaram-se a render-se. Como resultado, eles sofreram muito sem comida por um período muito longo. Muitos dos doentes e idosos tinham morrido. No entanto, o rei arrogante e sua rainha não haviam cedido. Muitos meses depois, o rei retirou suas tropas e libertou seus reféns, mas pagou caro pelo sofrimento que havia causado.

Quando morreu, renasceu em Avici, um mundo infernal de tormento. O atraso na gravidez e o sofrimento que ele e sua mãe sofreram como resultado do atraso foram os efeitos residuais desse carma.

Ordenação e realização imediata de Arahant de Sivali

Depois de ilustrar a primeira nobre verdade do sofrimento, Sariputra perguntou ao príncipe se ele gostaria de se juntar à Ordem Nobre para perseguir um caminho até o fim de todo sofrimento. O príncipe ficou muito feliz com este convite e concordou em se juntar à Ordem com a permissão de sua mãe.

A rainha, que era uma seguidora devotada do Buda, concordou. Ela escoltou o príncipe Sivali em uma procissão até o mosteiro para ser ordenado. No dia da ordenação de seu filho, quando seu cabelo estava sendo raspado, Sariputra aconselhou Sivali a meditar sobre as impurezas do corpo. Sivali foi espiritualmente avançado como resultado de ações saudáveis anteriores e, portanto, foi capaz de concentrar sua mente conforme instruído. Antes do barbear ser concluído, Sivali alcançou a sabedoria suprema do nirvana.

Milagres de Sivali

Os monges logo notaram um fenômeno estranho quando estavam com Sivali. Ele sempre parecia ter uma abundância de alimentos ricos e perfumados e outros requisitos (vestes, abrigo e remédios). E os monges que estavam com ele tiveram a oportunidade de compartilhar a recompensa. Onde quer que Sivali fosse, as pessoas se reuniram para preparar comida para ele. Sivali foi realmente abençoado com todos os requisitos de um monge. E onde quer que Sivali viajasse, ele estava bem tratado.

Ele e sua grande comitiva de monges estiveram uma vez em uma floresta desabitada por sete dias. No entanto, eles não tinham falta de comida. Para os devas se certificou de que todos os seus requisitos foram atendidos. Da mesma forma, quando Sivali estava viajando pelo deserto, seus requisitos foram fornecidos.

Declaração de Buda sobre Sivali

O Buda, percebendo que Sivali estava cumprindo uma aspiração anterior, declarou-o “acima de tudo entre os monges na obtenção de requisitos”. Ele instruiu os monges que estavam viajando em longas e difíceis viagens através de terrenos desabitados a serem acompanhados por Sivali para garantir que eles teriam seus requisitos atendidos.

Na verdade, em uma ocasião em que Buda e uma comitiva de 30.000 monges estavam viajando para visitar o monge Khadhiravaniya Revata (irmão mais novo de Sariputra), eles tiveram que atravessar uma floresta desabitada. Ananda, temendo que eles não seriam capazes de obter comida na selva para um número tão grande de monges, questionou o Buda sobre a logística da viagem.

O Buda garantiu a Ananda que não tinham nada com que se preocupar, como Sivali estava com eles. Com Sivali presente, não haveria escassez de alimentos porque mesmo os devas se deleitaram em doar provisões.

Por que Maha Thera Sivali foi abençoada com tais méritos

Para encontrar a causa desse fenômeno estranho, é necessário voltar muitas eras ao tempo de Padumuttara Buda. Sivali tinha nascido como um homem pobre naquela época, mas teve a rara oportunidade de ver que Buda conferir a um monge a designação “mais importante entre os monges na obtenção de requisitos”. Fascinado pela forma como todos queriam fornecer esmolas e vestes a este monge, Sivali decidiu que ele também gostaria de manter essa posição em um futuro nascimento.

Ele então realizou muitos atos de generosidade para Padumuttara Buda e Sangha naquela antiga dispensação. Tendo feito isso, ele fez uma aspiração. Padumuttara Buda, prevendo que a aspiração de Sivali seria cumprida, profetizou que na época de Gautama Buda ele seria o principal entre os monges na obtenção de requisitos. A partir deste ponto, Sivali começou a trabalhar seriamente em direção à sua aspiração. Na morte, ele renasceu em um reino celestial onde desfrutou de muitos milhares de anos de felicidade celestial. A próxima história de nascimento documentada (jataka) ocorreu na época do Vipassi Buddha 91 ciclos mundiais (maha-kalpas ou “aeons”) antes do Buda de Gautama. Sivali nasceu então como um comerciante na cidade de Bandhumati. A cidade estava preparando uma grande esmola para Vipassi Buda e sua Sangha.

Eles perceberam que estavam com falta de coalhada e mel, uma sobremesa que muitas vezes era servida após a refeição do meio-dia. Foi enviado por toda a cidade para obter as iguarias necessárias. Incapaz de obter os itens necessários, os homens do rei aumentaram o preço da coalhada e do mel de uma moeda de ouro para 100 moedas de ouro. Enquanto isso, Sivali (um comerciante que vendia coalhada e mel) foi abordado e ofereceu 100 moedas de ouro para sua mercadoria. Ele ficou surpreso com o preço excepcionalmente alto que estava sendo oferecido e perguntou qual consumo eles estavam comprando a coalhada. Ao ser dito que era para Vipassi Buda e Sangha, Sivali pediu permissão para doar seus utensílios. Ele renovou sua aspiração de ser o primeiro entre os monges na obtenção de requisitos.

Vipassi Buda, vendo que a aspiração de Sivali seria cumprida, abençoou-o dizendo: “Que sua aspiração seja cumprida!” Sivali então tornou-se um devoto do Buda Vipassi e praticou o Dharma nessa dispensação.

Resultando dessa forte aspiração e das ações e esforços meritórios realizados em nascimentos anteriores, Sivali cumpriu sua aspiração de ser o primeiro entre a obtenção de requisitos na época do Buda de Gautama. Mesmo agora, alguns budistas veneram o santo (ou seja, iluminado) Sivali e muitas vezes mantêm uma imagem ou este discurso em sua casa como um símbolo de abundância de alimentos e prosperidade.

Dhammapada 414 sobre Ven. Sivali Enquanto residia na Floresta Kundadhana perto da cidade de Kundakoliya, o Buda proferiu o versículo 414, com referência ao Maha Thera Sivali.Princesa Suppavasa de Kundakoliya estava grávida por sete anos.

Depois disso, ela esteve em trabalho de parto por sete dias. Ela continuou a contemplar as raras qualidades de Buda, Dharma e Sangha. E, no final, ela enviou seu marido ao Buda para prestar obediência a ele em seu nome e para informá-lo de sua condição. Quando informado sobre a condição da princesa, Buda disse: “Que Suppavasa esteja livre do perigo e da tristeza; que ela dê à luz um filho nobre e saudável em segurança”.

Enquanto Buda falava essas palavras, Suppavasa deu à luz um filho em sua casa. Nesse mesmo dia, logo após o nascimento de seu filho, a rainha convidou Buda e Sangha para sua casa para esmolas. O recém-nascido ofereceu água filtrada ao Buda e aos bhikkhus. Para celebrar o nascimento da criança, os pais convidaram o Buda e os reclusos para sua casa para oferecer comida por sete dias.

Quando a criança cresceu, ele foi admitido no Sangha e passou a ser conhecido como o monge Sivali. Assim que sua cabeça foi raspada, ele alcançou a iluminação. Mais tarde, tornou-se famoso como o recluso que recebeu a maioria das ofertas. Como destinatário, ele era insuperável.

Em uma ocasião, os reclusos perguntaram ao Buda a razão para o confinamento Sivali no ventre de sua mãe por sete anos, embora ele tivesse as qualificações para se tornar um arhat. O Buda respondeu: “Ó recluses, em uma existência anterior, Sivali era filho de um rei que perdeu seu reino para outro rei. Ao tentar recuperar o reino, ele cercou a cidade sob o conselho de sua mãe. Como resultado, as pessoas na cidade ficaram sem comida ou água por sete dias.

Este ato inhábil foi a causa da prisão de Sivali no ventre de sua mãe. Mas agora, Sivali chegou ao fim de todo o sofrimento; ele tinha percebido o nirvana.

O Buda então proferiu este versículo: “Ele eu chamo de brâmane que, tendo atravessado este pântano perigoso (paixão), este caminho difícil (profanações), este oceano de vida e morte (Samsara) e escuridão da ignorância (moha), e tendo cruzado o dilúvio quádruplo, chegou à outra margem (nirvana), que pratica tranquilidade e atenção plena, que está livre do desejo e da dúvida, que se apega a nada e permanece em perfeita paz.

Sivali é adorado pelo povo tailandês como o maior monge que busca a fortuna.

Sivali era um discípulo importante do Senhor Buda. Ele foi louvado pelo Senhor como o monge mais milagroso para a fortuna.

lenda budista diz que o Senhor e seu grande grupo de discípulos fizeram uma peregrinação a uma selva para práticas de meditação.Não havia pessoas, mas deuses e as criaturas invisíveis existiam ao longo do caminho que passavam. A selva profunda realmente causou problemas, nenhuma pessoa ofereceu comida para o Senhor Buda e todos os seus monges discípulos.

Como e onde eles poderiam obter comida? Eles comeram alguma coisa?

O discípulo mais próximo do Senhor, Anondha, estava fortemente preocupado com isso. Mas o Senhor o acalmou a nada se preocupar porque Sivali, que também havia se juntado ao grupo de peregrinação, poderia ajudar a trazer comida para todos pelo seu grande poder milagroso. Isso é verdade, todos os deuses e criaturas invisíveis na selva se reuniram para prestar respeito a Sivali e trouxeram muita comida para todos.

Discover more from The Buddhists News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

The Buddhist News

FREE
VIEW